Se você está procurando meios de deixar sua residência ou comércio mais seguros, o portão automático é uma boa saída. Além de deixar o ambiente mais moderno, os portões eletrônicos garantem mais praticidade, segurança e conforto no dia a dia.
Esse é um investimento muito útil para a rotina, seja de casas ou ambientes profissionais e cada vez mais pessoas buscam por essa solução. Abaixo, conheça as vantagens de instalar um portão eletrônico.
Se você ainda tem aqueles portões convencionais e que precisa sempre empurrá-los toda vez que vai entrar na garagem, você já deve ter uma ideia de como os portões automáticos podem oferecer maior praticidade para a sua rotina. Explicamos um pouco das principais vantagens desses portões abaixo. Confira!
Não podemos negar o grande impacto de um portão automático no quesito segurança, afinal de contas, você não precisará descer do carro para abrir e fechar o portão, o que pode ajudar a minimizar as ações de pessoas má intencionadas. Mas a segurança não para por aí.
Esse tipo de portão também ajuda a proteger a sua residência ou ponto comercial, já que, dependendo do tipo de portão escolhido, ele também pode dificultar a entrada de criminosos no local.
Outra vantagem do portão automático é a praticidade. Como dissemos, além de entrar e sair da garagem sem precisar descer do carro, você também se protege em dias de muita chuva ou frio intenso, já que basta acionar os botões do controle para sair de casa. Sem contar a rapidez para abrir ou fechar o portão.
Hoje é possível encontrar diversos modelos de portões automáticos, que se adaptam ao seu tipo de garagem e às características do seu imóvel. Além disso, você também pode utilizar os portões eletrônicos como mais um item de decoração, que tornará o seu espaço ainda mais moderno e bonito. Para isso, você precisará conhecer os principais modelos de portões automáticos, dos quais falaremos no próximo tópico.
Você encontrará no mercado portões automáticos confeccionados em madeira, aço ou até mesmo alumínio. Lembrando que a escolha deve ser feita de acordo com as vantagens e desvantagens de cada modelo, além do valor. Mais do que isso, esses portões são produzidos em três diferentes estilos. Confira!
Conhecidos também como portão de correr, os portões automáticos deslizantes são muito práticos e fáceis de encontrar em qualquer lugar. Seu sistema funciona a partir do deslizamento do portão para a lateral por meio de roldanas (rodinhas) instaladas sobre trilhos. Por questões de segurança, esse tipo de portão também pode contar com uma fechadura e espaço para cadeado.
Os portões automáticos pivotantes são aqueles divididos ao meio, em duas folhas, que podem ser abertos tanto para fora quanto para dentro. As principais vantagens desses portões é que eles não necessitam de espaços nas laterais (ao contrário do deslizante). Da mesma forma, eles podem ser abertos e fechados em apenas um toque.
Nesse modelo de portão automático, quando aberto, o portão fica na posição horizontal, na parte superior da instalação, o que permite uma maior otimização do espaço. Não é à toa que o portão automático basculante é o mais vendido no mercado, considerando também que esse modelo não encosta no chão, aumentando a vida útil do portão, além de ter duas barras de sustentação nas laterais.
Para escolher um portão automático, você deve analisar, em primeiro lugar, o espaço disponível na sua garagem. Em seguida deve considerar que, no caso do portão deslizante, você precisará ter um espaço livre nas laterais para que o portão possa correr e abrir.
Por outro lado, com o portão basculante, você não precisa do espaço livre nas laterais, mas pode ser que haja uma limitação de espaço na vertical, já que esse tipo de portão abre para cima. Já em relação ao portão pivotante, você não precisará de espaço livre nas laterais nem terá uma limitação superior, mas, por abrir para dentro ou para fora, esse tipo de portão acaba ocupando um paço da calçada.
Além disso, você deverá levar em consideração também os materiais utilizados na produção dos portões, que geralmente são aço, alumínio e madeira. O ferro é bastante resistente e é um material mais barato, mas que precisa de manutenção periódica para evitar ferrugem.
O alumínio é um material mais leve, de fácil limpeza e com menos necessidade de manutenção, já que não enferruja com tanta facilidade. Por outro lado, os portões de madeira garantem o diferencial estético, mas precisam de motores mais potentes e manutenções mais frequentes.
Para escolher o portão automático que mais se adeque às suas necessidades, você também precisará considerar a frequência de uso, o mecanismo de abertura, a velocidade e a agilidade do portão.
Quando o assunto é preço, tudo varia de acordo com o modelo do portão, a localidade onde o portão será instalado, além do tamanho do portão, do tipo de motor necessário e da mão de obra.
De acordo com a Cronoshare, uma plataforma de contratação de serviços locais, a instalação de um portão de garagem automático pode variar entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. Mas vale lembrar que esses não são valores fixos.
A manutenção preventiva é primordial para manter a vida útil do seu portão. Se você não quiser ter nenhum grande problema com seu portão, indicamos contratar um profissional especializado periodicamente.
Outro ponto importante é ter cuidado com o automatizador, que é o elemento que faz o portão funcionar. Geralmente, ele vem coberto por uma carenagem, então evite deixá-lo exposto e muito menos tire-o do local onde foi instalado.
Como você pôde perceber, os portões automáticos garantem maior praticidade e segurança para a sua rotina. Portanto, caso queira instalar um na sua casa ou prédio comercial, faça diversos orçamentos com empresas responsáveis e busque pelo modelo que realmente atenda às especificações do seu espaço e às suas necessidades.
Gostou deste artigo? Então compartilhe o texto em suas redes sociais.
De distribuição no ramo de soluções em Segurança Eletronica.
Rua José Cleto, 510 - Santa Cruz, Belo Horizonte - MG, 31155-290
(31) 3426-1500
Copyright ©2018 AUT-LARME | Valik Media