Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por tecnologia, já deve ter ouvido falar sobre o conceito de casa inteligente, não é mesmo? Com os avanços tecnológicos, essa é uma das principais tendências que surgiram nos últimos anos e seu objetivo é integrar diversos tipos de sistemas nas residências para aumentar a segurança e a praticidade da nossa rotina.
E com as lâmpadas inteligentes não seria diferente. Esses dispositivos, apesar de pequenos, ajudam a otimizar a iluminação da casa, aumentando a praticidade, e interferem diretamente no consumo de energia elétrica, gerando uma economia na fatura de luz.
Quer saber mais sobre as lâmpadas inteligentes? Leia este post até o final!
As lâmpadas inteligentes, conhecidas também como lâmpadas smart, são acessórios tecnológicos criados para otimizar a rotina do usuário. Elas já estão no mercado há um certo tempo e foram sendo cada vez mais aprimoradas.
O principal diferencial dessas lâmpadas é que elas são, geralmente, controladas por aplicativos instalados nos dispositivos mobile — smartphones e tablets, por exemplo — e podem ser programadas para funcionar de diversas maneiras.
Acionadas via Wi-Fi ou Bluetooth, é possível acendê-las ou apagá-las com um toque ou comando de voz, sendo possível até agendar um horário para o acionamento ou desligamento das lâmpadas.
Com a tecnologia LED, essas lâmpadas são capazes de iluminar mais e consumir menos, o que ajuda a controlar o gasto de energia.
Essas lâmpadas foram desenvolvidas para funcionar via Wi-Fi ou Bluetooth, mas, independentemente do modelo, elas são fáceis de instalar e utilizar. Para você ter uma ideia, caso você esteja se mudando para uma casa nova, é possível utilizar essas lâmpadas mesmo sem um interruptor, afinal de contas o acionamento pode ser feito via celular ou tablet.
Considerando que esses dispositivos são considerados smart, eles têm um valor maior, mas são capazes de gerar muito mais praticidade no dia a dia. Caso você utilize o Google Assistente ou a Alexa, é possível programá-los para acionar ou desligar as lâmpadas de acordo com as suas necessidades.
Além disso, elas contêm uma matriz de LED, uma tecnologia capaz de gerar até 16 milhões de tons diferentes. Dessa forma, além da iluminação colorida, as lâmpadas também oferecem as tonalidades branco quente e branco frio, fundamentais para uma melhor iluminação de diferentes cômodos da casa.
Por serem inteligentes, essas lâmpadas oferecem diversos benefícios para o usuário, como é o caso do acionamento programado no aplicativo ou por comando de voz. Elas também podem ser acionadas por meio de assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. E não para por aí.
As lâmpadas smart contam com inúmeras funções, como é o caso da saída de áudio, a gravação de imagens e a detecção de pessoas nos ambientes. Por isso, mais do que iluminação, essas lâmpadas também ajudam a manter a segurança das casas.
Um bom exemplo de uso é nas residências com bebês, idosos ou animais de estimação. Com essas lâmpadas, é possível monitorar o dia a dia de todos e estar atento caso ocorra algum acidente.
Antes de comprar uma lâmpada inteligente, é preciso verificar se o dispositivo atende às suas necessidades e às características da sua residência. Considere os fatores abaixo!
Na hora de comprar sua lâmpada smart, verifique se o bocal é compatível com o soquete da sua residência. Caso contrário, você não conseguirá conectar o dispositivo e terá que trocar o soquete ou comprar outra lâmpada.
Como dissemos, esses dispositivos são controlados por aparelhos mobile, seja celular ou tablet, e até por assistentes inteligentes, porém nem todas as opções disponíveis no mercado funcionam em aparelhos Android ou iOS. Verifique isso para não comprar uma lâmpada incompatível com seus dispositivos.
Muitas das lâmpadas smart comercializadas utilizam a conexão via Wi-Fi, mas é possível encontrar algumas com conexão apenas via Bluetooth. Escolha aquela que for mais prática no seu dia a dia.
Não poderíamos deixar de falar também das funções das lâmpadas smart, afinal de contas esse também é um fator decisivo na hora de escolher o dispositivo. Por isso, entenda suas necessidades e avalie as funcionalidades que a lâmpada oferece, lembrando que nem todas podem reunir as mesmas funções, como:
A instalação dessas lâmpadas é bem prática, por mais que cada modelo tenha suas próprias especificações. Basicamente, você deverá retirar a lâmpada convencional e instalar a lâmpada smart. Depois, será necessário acessar o aplicativo da lâmpada em seu smartphone, por exemplo, e realizar o cadastramento e configuração do seu dispositivo.
Além de lâmpadas inteligentes, algumas marcas trabalham com soquetes smart, que também permitem que as pessoas acionem ou desliguem as lâmpadas por meio de um aplicativo. A diferença é que, no caso do soquete, a tecnologia permite a programação de acionamento, mas não a mudança de cores na lâmpada.
A maior vantagem do soquete inteligente é que você consegue controlar o acionamento das luzes, principalmente em ambientes muito grandes, como em um bar ou restaurante, por exemplo. Além disso, caso você precise de uma iluminação mais forte, dificilmente encontrará lâmpadas smart acima de 20 ou 30 watts. Dessa forma, você pode continuar utilizando lâmpadas convencionais, mas com a praticidades dos soquetes inteligentes.
As lâmpadas inteligentes são dispositivos que podem ajudar realmente no dia a dia do usuário, seja em residências ou ambientes comerciais. Com funções que vão desde o acionamento via aplicativo até a gravação de imagens, essas lâmpadas podem garantir maior segurança e praticidade.
Então, você já conhecia essas lâmpadas? Qual a sua opinião sobre elas? Compartilhe sua experiência nos comentários!
De distribuição no ramo de soluções em Segurança Eletronica.
Rua José Cleto, 510 - Santa Cruz, Belo Horizonte - MG, 31155-290
(31) 3426-1500
Copyright ©2018 AUT-LARME | Valik Media