Nos últimos anos, temos visto que o envelhecimento deixou de ser algo pejorativo. Muito pelo contrário, as pessoas estão envelhecendo cada vez mais conectadas e com muita vontade de viver a vida.
Quando o assunto é casa segura para idosos, uma parcela significativa das pessoas ainda acredita na ideia de que toda pessoa 60+ tem algum tipo de doença e que precisa de acompanhamento diário. Contudo, vale ressaltar que, ainda que o convívio social e familiar seja indispensável, as pessoas da geração prateada têm suas individualidades, necessidades e direito de escolha.
Justamente por isso, em relação à listagem de itens de segurança residencial para idosos deste artigo, você precisará avaliar o que de fato deve ser modificado na sua residência para atender seu familiar da forma mais respeitosa possível.
A gente sabe que qualquer pessoa pode acabar escorregando em tapetes que não são revestidos de uma camada antiderrapante, mas quando falamos de pessoas com mais de 75 anos, esses itens de decoração se tornam um verdadeiro perigo.
Para você ter ideia, dados do Ministério da Saúde mostram que as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, então você deverá fazer o máximo para evitar que seu familiar tropece e caia.
Já é possível observar também que o declínio das funções corporais não está restrito apenas ao envelhecimento e que há maneiras de ajudar o relógio biológico a andar um pouco mais devagar.
Mas, ainda assim, muitos idosos, por inúmeros fatores, podem ter problemas de locomoção, e as barras de apoio são fundamentais para que o seu familiar caminhe pela casa com mais segurança. Até mesmo em casos de tropeços, os corrimões podem ajudar a evitar quedas graves.
As escadas são extremamente perigosas para qualquer pessoa, já que um passo em falso pode fazer alguém rolar escada abaixo. Se as escadas forem indispensáveis, instale as barras de apoio de ambos os lados da escada e cole fita antiderrapante em todos os degraus.
Outro item indispensável são os pisos antiderrapantes, principalmente em espaços que recebem água, como banheiro e quintal. Ainda que esses pisos não sejam tão bonitos esteticamente quando comparados a outros modelos, eles diminuirão as chances de escorregões e quedas e, consequentemente, acidentes fatais.
5. Opte por portas largas
Trocar as portas por outras mais largas não se aplica a todas as situações, somente em caso de pessoas que fazem uso de cadeira de rodas ou andadores, por exemplo. Geralmente, as portas mais comuns se tornam estreitas demais e as pessoas acabam tendo mais dificuldade ainda de se locomoverem.
Outro cômodo que deve ser adaptado para deixar a sua casa mais segura para idosos é o banheiro. Sem dúvidas, esse espaço pode se tornar um perigo para qualquer pessoa, ainda mais para quem tem dificuldades de locomoção. Nesse caso, siga os passos abaixo:
A iluminação também é importante para que os idosos tenham mais segurança em casa. Com os cômodos, corredores e frestas bem iluminados, é possível evitar que quem esteja passando se confunda, principalmente as pessoas que têm a visão muito afetada.
Também é válido instalar sensores de presença para que as luzes, em locais estratégicos da casa, acendam sem que a pessoa precise ir até o interruptor. Isso também ajudará a manter a casa mais segura em relação a pessoas má intencionadas.
E não se esqueça de arrumar qualquer fio solto, seja de iluminação ou de internet, por exemplo, que sua casa possa ter. Assim, você evita tanto acidentes elétricos como quedas, que podem ser fatais para pessoas acima de 75 anos, como dissemos no início deste artigo. O mesmo é válido para brinquedos ou qualquer outro tipo de objeto que esteja espalhado pelo chão.
Também é interessante que você avalie a capacidade da pessoa idosa de abrir e fechar as portas, considerando que muitas perdem um pouco da função motora e o simples movimento de girar uma maçaneta pode se tornar muito difícil. Se for necessário, troque as fechaduras pelo tipo alavanca, que ajudará a pessoa a ter mais segurança ao abrir as portas.
A gente sabe que conforme os anos vão passando, qualquer machucado, por menor que seja, pode levar semanas ou até meses para cicatrizar e que qualquer batidinha também pode deixar a pele machucada por um longo tempo. Pensando nisso, considere a organização dos móveis da sua casa e instale protetores de canto para diminuir o impacto e evitar grandes machucados caso a pessoa idosa esbarre nos móveis.
Por fim, também vale a pena colocar uma mesa de cabeceira ao lado da cama da pessoa, garantindo não apenas segurança, mas maior praticidade a ela no dia a dia. A mesa de cabeceira pode ser utilizada para apoiar um abajur, os óculos, o celular ou até mesmo algum medicamento que a pessoa faça uso. Adapte-a de acordo com as suas necessidades.
Como você pôde perceber, é necessário dar atenção a inúmeros pontos para deixar a casa mais segura para idosos. Contudo, antes de sair mudando tudo na sua casa, converse com a pessoa idosa, deixe-a por dentro das mudanças que você quer fazer e respeite seus desejos e decisões. Vale lembrar que não é porque a pessoa está em uma idade mais avançada que ela não pode decidir sobre nada, ok?
Gostou do conteúdo? Então siga a Aut-Larme no Facebook e Instagram para acompanhar mais temas como este.
De distribuição no ramo de soluções em Segurança Eletronica.
Rua José Cleto, 510 - Santa Cruz, Belo Horizonte - MG, 31155-290
(31) 3426-1500
Copyright ©2018 AUT-LARME | Valik Media