É bem provável que você já tenha visto painéis instalados sob os telhados de algumas residências da sua cidade. Aquelas placas acabam chamando nossa atenção e, às vezes, não sabemos se elas geram energia solar ou se são apenas placas de aquecimento.
Fato é que a energia solar está sendo cada vez mais procurada pelos brasileiros, principalmente durante a pandemia de coronavírus, em que a procura aumentou em 50%. Isso porque essa é uma fonte de energia limpa e renovável, capaz de proporcionar benefícios econômicos e sustentáveis.
Neste guia rápido, vamos explicar a você como a energia solar funciona em residências, mostrando também os impactos ambientais da geração de energia solar, as diferenças entre energia e aquecimento solar, os benefícios dos painéis solares e o custo médio de instalação. Aproveite a leitura!
Antes de entrarmos a fundo no assunto sobre energia solar, vale a pena entendermos o que, de fato, significa o termo “fonte de energia renovável”. Como a própria nomenclatura já diz, as fontes de energia renováveis são os recursos encontrados em abundância na natureza e que são utilizados na geração de energia, como a água, o sol e o vento.
A grande diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que, na segunda, não é possível repor aquilo que é extraído da natureza, como carvão, petróleo ou gás natural, sem ter que esperar milênios para que surjam novamente.
Os benefícios de utilizar fontes de energia renováveis estão ligados a fatores ambientais, já que há uma preservação maior de matérias-primas e dos próprios recursos; sociais, já que essas fontes garantem a geração de empregos e também segurança elétrica; e econômicas, com o cliente final pagando um valor menor pela energia.
O conceito de energia solar está ligado à energia fotovoltaica, que é quando a radiação solar é convertida em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas feitas de material semicondutor, como o silício policristalino, o silício monocristalino e o arseneto de gálio, por exemplo.
Para obter esse tipo de energia, é preciso instalar placas fotovoltaicas na residência, seja sob o telhado ou no solo, o que pode ser feito tanto em áreas urbanas como rurais. Além disso, o sistema fotovoltaico inclui outros equipamentos, como o inversor de tensão elétrica e alguns cabos.
Dessa forma, ao receber a luz solar, as células fotovoltaicas acabam gerando uma corrente elétrica, que passa pelo inversor de tensão, transformando a corrente contínua advinda das placas em corrente alternada, equalizando a frequência em 60 Hz, que é a utilizada em residências. Em seguida, essa energia é levada até um painel de distribuição, alimentando os aparelhos e lâmpadas.
O custo benefício dessa instalação é possível porque, durante o dia, toda a energia gerada pelas placas é utilizada na casa, enquanto apenas no período da noite, ou em dias nublados, é que a casa será alimentada pela rede elétrica comum, das distribuidoras, o que, com certeza, ajuda na redução dos custos com energia.
Sendo assim, caso a residência precise de energia em momentos em que não há sol, será utilizada a energia da distribuidora e, quando as placas fotovoltaicas gerarem mais energia do que o consumido pela casa, esse excedente volta para a rede da distribuidora e fica como crédito para o cliente.
Como dissemos, é bom comum as pessoas confundirem os painéis de energia solar com o de aquecimento solar, isso porque essas tecnologias são bem parecidas. Contudo, as placas de aquecimento solar não geram energia, elas aproveitam a radiação solar para aquecer a água que será utilizada em chuveiros, torneiras e piscinas, por exemplo.
O sistema mais comum de aquecimento solar é composto por placas coletoras e um reservatório térmico, também conhecido como boiler, onde a água aquecida é armazenada. Basicamente, as placas absorvem a radiação solar e esse calor é transferido para a água que circula pelas tubulações de cobre do sistema. Depois, essa água aquecida fica armazenada no boiler até o momento em que é utilizada.
Para utilizar energia solar em casa, é preciso contar com empresas responsáveis que façam esse tipo de projeto. No geral, o projeto de um sistema de energia fotovoltaico vai avaliar o consumo médio de energia da residência, a localização geográfica do imóvel e as condições arquitetônicas do imóvel.
Contudo, é preciso entender que a economia no bolso virá no longo prazo, isso porque o custo para instalação de painéis solares em casas pode ficar na faixa dos R$ 30 mil reais, considerando o sistema completo, o projeto, a instalação e a regulamentação com a rede de distribuição de energia local.
De toda forma, você pode acessar o Simulador Solar, criado pelo Instituto Ideal e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, e calcular quanto você economizaria anualmente com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico.
Para muitas pessoas, o valor citado acima pode estar longe da realidade, mas, ainda assim, pensar em adotar esse tipo de instalação será muito benéfico no longo prazo. Ainda, diversos bancos públicos e privados disponibilizam linhas de crédito para financiamento desse tipo de instalação, o que torna a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessíveis à população.
Os principais benefícios desse sistema são:
Comentamos anteriormente que um dos principais benefícios da aquisição de painéis solares fotovoltaicos é a redução do valor da conta de energia. No artigo publicado na AECweb, foi feito um cálculo de quanto seria a redução no valor da conta de luz de uma residência fictícia de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O cálculo foi feito considerando um consumo mensal de 500 kWh na casa e o preço da energia em Minas Gerais. O resultado mostrou uma economia de R$ 3,2 mil reais anuais, com um retorno estimado do investimento em até sete anos.
Dessa forma, podemos imaginar que esses painéis são extremamente duráveis e resistentes a intempéries do clima, como chuvas e ventos. Com isso, a vida útil do sistema pode chegar até 40 anos, desde que sejam realizadas as limpezas periódicas, em torno de 4 vezes ao ano. Os inversores de tensão também podem chegar até 15 anos de uso.
A energia solar em residências é uma alternativa sustentável e econômica, no longo prazo, para a geração de energia. Além do peso a menos no bolso, casas com painéis solares fotovoltaicos ajudam a diminuir impactos ambientais causados por hidrelétricas e por fontes não renováveis.
O artigo ajudou você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais, assim mais pessoas poderão se informar sobre a energia elétrica solar.
De distribuição no ramo de soluções em Segurança Eletronica.
Rua José Cleto, 510 - Santa Cruz, Belo Horizonte - MG, 31155-290
(31) 3426-1500
Copyright ©2018 AUT-LARME | Valik Media