Muitas pessoas se mudam para condomínios porque têm uma maior sensação de segurança nesse modelo de residência, que conta com portarias, muros altos e alguns sistemas de vigilância. Mas será que isso, por si só, ajuda a aumentar a segurança dos condomínios, principalmente em instalações um pouco mais antigas e que não contam com todo um aparato tecnológico?
Neste texto, vamos apresentar a você algumas tecnologias capazes de promover uma maior segurança e proteção familiar e patrimonial aos condôminos. Vamos lá?
Atualmente, a figura do porteiro deu lugar às portarias inteligentes ou portarias remotas, que é quando o controle da portaria é feito à distância. Contudo, em alguns casos, os condomínios não contam nem com portarias inteligentes nem remotas. Por isso, é muito comum que condomínios assim enfrentem algumas dificuldades com o entra e saí de pessoas.
Uma opção interessante para esses casos são os controladores de acesso digitais, que podem ser de reconhecimento facial ou de biometria, por exemplo, garantindo que somente as pessoas cadastradas no sistema podem acessar as áreas do condomínio. Outra solução são as tags de aproximação, que podem ser utilizadas tanto para pedestres quanto em veículos.
As câmeras se tornaram indispensáveis para garantir a segurança de moradores, visitantes e funcionários dos condomínios. Com o avanço da tecnologia, as câmeras de vigilância de hoje contam com infravermelho, para visão noturna, e diferentes aberturas angulares, que garantem a cobertura de toda a área onde a câmera será instalada.
Alguns dos principais modelos de câmera de segurança são:
O sistema de segurança de um condomínio precisa incluir alarmes e sensores. Atualmente, a tecnologia avançada permite que esses sistemas sejam integrados à portaria, além de também contarem com a opção de botões de pânico e muitas outras funcionalidades.
Com infravermelhos e opções capazes de diferenciar animais e interferências eletromagnéticas, como celulares, roteadores e lâmpadas, os alarmes e sensores garantem uma maior segurança e proteção a todos que transitam nos condomínios.
Nos últimos anos, os drones se tornaram uma alternativa para a vigilância patrimonial, isso porque essas máquinas são capazes de monitorar grandes espaços, desde estacionamentos de hipermercados, grandes eventos, até áreas agrícolas, por exemplo.
Os maiores benefícios do uso de drones vigilantes está, justamente, em evitar confrontos diretos entre equipes de vigilância e infratores, preservando vidas. Outro ponto expressivo em relação aos drones é a maior eficiência das rondas, principalmente em grandes espaços.
Vale lembrar que, no caso dos drones vigilantes, é necessário que haja uma equipe devidamente treinada para utilizar a ferramenta, potencializando o alcance dos drones e garantindo uma maior segurança às pessoas.
Mesmo que os condomínios fechados sejam por si só mais seguros, pensar em formas de evitar qualquer tipo de dano físico ou patrimonial nunca é demais. Com o avanço da tecnologia, hoje o mercado dispõe de diversos itens para garantir a segurança residencial, como leitores faciais ou biométricos para portarias, sistemas inteligentes de monitoramento e até mesmo os drones vigilantes.
Este post ajudou você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas também aprendam sobre a importância dessas tecnologias nos condomínios.
De distribuição no ramo de soluções em Segurança Eletronica.
Rua José Cleto, 510 - Santa Cruz, Belo Horizonte - MG, 31155-290
(31) 3426-1500
Copyright ©2018 AUT-LARME | Valik Media